Financiamento,  Mercado Imobiliário

Como saber se um imóvel está alienado?

Uma alternativa bastante corriqueira no mercado imobiliário, a alienação de imóveis, nada mais é do que ceder um bem imóvel como garantia ao pagamento de uma dívida. Quando se trata de alienação com instituições financeiras para o financiamento de um imóvel, o mesmo fica alienado à dívida até a sua quitação. Mas o bem imóvel pode também ser alienado a outros tipos de contratos, por exemplo: tenho um bem imóvel quitado e quero adquirir um novo imóvel financiado pelo banco, mas me comprometo a pagar uma parte diretamente ao vendedor. Neste caso, posso alienar meu imóvel quitado a um contrato com o vendedor e pagar parcelado para ele e o restante através do financiamento bancário. Assim em caso de não pagamento da parcela do vendedor, ele pode tomar meu imóvel quitado para o pagamento da dívida.

DIFERENÇAS ENTRE OS SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO SAC E PRICE

Como é um processo muito comum comum, temos que tomar cuidado ao adquirir um novo imóvel, mas como saber se este imóvel é ou não é alienado para ter uma segurança ao efetuar uma transação de compra/venda? Muito simples! Basta você solicitar uma Certidão de Imóvel no Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade. A Certidão de Imóvel, nada mais é do que um registro de todas as informações do bem imóvel e das transações já efetuadas com o mesmo. Então se o imóvel em questão estiver alienado a uma dívida legalmente, estará tudo registrado na sua certidão.

O primeiro passo que deve ser dado a partir da decisão de compra de um bem imóvel é a emissão da certidão do mesmo. Para isso um valor deve ser pago no ato da sua solicitação, que varia conforme o cartório, mas fica em torno de R$ 50,00. O prazo de entrega da mesma é de 5 dias úteis após a compensação bancária do pagamento.

Se você adquirir um imóvel comigo, esta solicitação está inclusa em meus serviços, visite meu site e conheça imóveis na Serra Gaúcha.

Manara Corretor Digital

Manara Corretor Digital

No mercado imobiliário desde 2014, conhecida inicialmente como Manara Imóveis. Hoje eu, Anderson Manara, volto trabalhar como corretor autônomo, entrando em um novo nicho do mercado, com atendimento digital.