Financiamento,  Mercado Imobiliário

Comprei um imóvel, e agora quais taxas devo pagar?

A grande dúvida dos nossos clientes na compra de um imóvel são os valores a serem pagos para transferência do imóvel. Esses são valores muito relativos, variam conforme a forma de pagamento, escolha do banco e até mesmo de cidade para cidade. Hoje iremos mostrar para você quais taxas devem ser pagas.

1. Taxa de Avaliação do Bem Imóvel

Esta é a taxa paga para um engenheiro ou arquiteto ir até o imóvel e avalia-lo conforme o valor de mercado.

2. Taxa de Contratação de Financiamento

Esta é uma taxa sobre o valor financiado que varia de banco para banco.

3. ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis)

O ITBI é um imposto municipal, então a prefeitura de cada cidade tem autonomia de definir os valores. Para imóveis financiados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida existe uma isenção do ITBI em algumas cidades.

Em Bento Gonçalves na data desta postagem é de 2% para o valor pago à vista e 0,5% para o valor financiado, em relação ao valor de mercado avaliado pela prefeitura.

4. Escritura

O documento oficial que valida o acordo entre as partes do contrato de compra e venda, e garante que o imóvel seja do comprador. Ela também varia em cada Tabelionato.

5. Registro de Imóveis

Os valores do Registro de Imóveis são muito relativos à situação do imóvel e podem ser visto na Tabela de Emolumentos de cada estado.

 

Imóvel financiado: Taxa de Avaliação de Bem Imóvel, Taxa de Contratação de Financiamento, ITBI, Registro de Imóveis.

Imóvel pago à vista: ITBI, Escritura, Registo de Imóveis.

 

Gostou? Acesse nosso site e confira todos os imóveis em Bento Gonçalves.

 

 

Manara Imóveis

Fundada em junho de 2016, a Manara Imóveis é uma empresa que trabalha com a intermediação de compra e venda de bens imóveis na cidade de Bento Gonçalves.