Mercado Imobiliário

A importância de um imóvel ter matricula no Registro de Imóveis

Na hora de comprar seu imóvel, não basta encontrar o imóvel dos sonhos para você ou para sua família, ele tem que estar com toda documentação em dia para garantir uma negociação bem sucedida e não ocorrer nenhum erro durante o processo. Muitas vezes encontramos no mercado imobiliário diversos imóveis com preços atraentes, porém, na maioria das vezes, eles não a Matricula do Imóvel. Mas e qual é a importância dela na transação imobiliária? Essa é uma dúvida muito frequente dos nossos clientes, por isso neste post iremos esclarecer a importância disso.

O que é a matricula do imóvel?

Este é um documento confeccionado pelo Registro de Imóveis e ele mostra todas as transações do imóvel em questão.

Que garantia esse documento trás na negociação?

Ela é o meio de garantir que a transação imobiliária foi concluída com sucesso e o imóvel é de pose de um novo comprador. É muito importante garantir que o bem imóvel que está sendo negociado tenha a Matrícula do Imóvel. Um Contrato de Compra e Venda não é garantia de que o imóvel é de posse do novo comprador, por isso, sempre busque todas informações antes de formalizar a negociação. O primeiro passo de uma boa negociação é solicitar as matrículas atualizadas.

Sem a Matricula do Imóvel, é impossível você saber qual é a procedência do mesmo, se ele foi invadido, transferido para outra pessoa ou até mesmo penhorado; e isso pode levar até a perda do mesmo. Outro problema muito comum que pode se enfrentar é a morte do vendedor e o imóvel ser passado para herdeiros. Esses são problemas que podem ser evitados.

Posso financiar um imóvel sem matrícula?

Essa é a questão que mais gera dúvidas em nossos clientes, 80% das transações que efetuamos são feitas através de financiamento bancário. A resposta é não! Quando você busca o financiamento bancário seu imóvel fica alienado ao banco até a quitação do mesmo. Essa alienação é gravada na Matrícula do Imóvel, por isso o banco não cede financiamentos bancários para bens imóveis sem matrículas.

E se o imóvel em questão não consta todos os cômodos na matricula?

Quando você solicita um financiamento bancário, você paga uma taxa para um engenheiro/arquiteto ir até o imóvel e fazer uma avaliação geral sobre a estrutura. Se o imóvel foi reformado e foram acrescentados outros cômodos , mas eles não constam na matrícula o mesmo irá fazer a sua avaliação apenas sobre as informações que constam na matrícula do mesmo.

Quer comprar um imóvel, mas ainda tem dúvidas? Acesse nosso site e converse com um dos nossos corretores.

“Nossa missão é transformar sonhos em realidade!”

Manara Imóveis

Fundada em junho de 2016, a Manara Imóveis é uma empresa que trabalha com a intermediação de compra e venda de bens imóveis na cidade de Bento Gonçalves.