Arquitetura e Engenharia

TIPOS DE PONTES – conheça os 6 modelos mais comuns

As pontes são motivo de fascínio para quem as utiliza, e para seus projetistas e construtores elas são um tipo de construção que representa o desenvolvimento de uma sociedade. Uma ótima forma de alcançar locais que antes não podiam ser acessados facilmente, pois ligam espaços distantes e proporcionam oportunidade para explorar diferentes aspectos das novas tecnologias.

Denominam-se pontes as obras que são destinadas a permitir a transposição de obstáculos ou a continuidade de uma via de comunicação qualquer. Esses obstáculos podem ser rios, vales profundos, braços de mar ou outras vias.

São chamadas de pontes aquelas estruturas que têm como obstáculos rios ou outras vias aquáticas, quando o obstáculo é um vale são denominados viadutos. Também pode acontece casos em que o curso aquático a ser transposto seja muito grande e a ponte precise de um trecho externo antes de atravessar o curso d’água, esse trecho é chamado de viaduto de acesso. Já sabemos a diferença entre pontes e viadutos, então agora vamos conhecer os seis tipos de pontes mais comuns na construção civil:

1. Ponte suspensa (pênsil)

O tabuleiro fica sustentado por cabos de suspensão, que distribuem a carga para as torres, e estas transmitem o peso ao solo.

Exemplo: Golden Gate Bridge, localizada em San Francisco-EUA

 

 

 

2. Ponte estaiada

O tabuleiro é sustentado por cabos (geralmente de aço, distribuídos na diagonal) que se conectam à torre principal.

Exemplo: Ponte Octávio Frias de Oliveira, localizada em São Paulo-SP

 

 

 

3. Ponte cantiléver

São projetadas a partir de baixo e no topo dos pilares, através de braços rígidos em aço e na diagonal, que se direcionam ao centro, apoiando o tabuleiro nas vigas. Sistema independente de cabos.

Exemplo: Ponte do Forth, localizada em Edimburgo-UK

 

 

 

4. Ponte de treliças

Utilizam um sistemas de barras de aço entrelaçadas (treliças) formando triângulos, para manter sua sustentação.

Exemplo: Ponte ferroviária sobre o rio Mearim, Vitória do Mearim-MA

 

 

 

5. Ponte em vigas

Estrutura reta, em que as lajes se apoiam nas vigas, que dissipam as forças nos pilares das extremidades.

Exemplo: Ponte Presidente Costa e Silva, ligando as cidades do Rio de Janeiro e Niterói-RJ

 

 

 

6. Ponte em arcos

O tabuleiro se apóia nos arcos, que transmitem os esforços diretamente ao solo, garantindo a sustentação sem o uso de pilares.

Exemplo: Ponte Ernesto Dornelles, localizada em Veranópolis-RS

 

 

 

E você conhecia todos esses tipos de pontes? Com o avanço da tecnologia moderna, os designs e métodos de construção de pontes se expandiram. Projetos antes considerados impossíveis agora são realidade. Além de ajudar na mobilidade embelezam as cidades!

 

Produce Engenharia Civil

www.produce.com.br

BENTO GONÇALVES

Engenheira Civil Maiane Basso | 54 99913 7862

CAXIAS DO SUL

Engenheira Civil Natiele Pagliarini | 54 99163 3226

FARROUPILHA

Engenheira Civil Viridiana Spinelli | 54 99905 8682

Produce Engenharia

A Produce Engenharia surgiu da união de profissionais do ramo que buscam soluções que tragam inovação, economia e segurança às obras. Aliando a teoria à experiência empírica, oferecemos soluções únicas para cada obra, objetivando o baixo consumo de materiais, e sempre respeitando as normas vigentes.